Para as mineradoras, uma mina que tem uma quantidade de ouro estimada em um grama para cada tonelada de terra, é uma mina considerada com grande potencial. Na verdade, em nosso relatório world’s gold deposits, nós descobrimos que a quantidade média de ouro nas minas pelo mundo afora é de mais ou menos esta quantidade: 1,01 grama/tonelada.
Imagine só. Um grama (0.035 oz) é igual a massa de um pequeno clip de papel. Esta pequena quantidade normalmente nem vem em apenas um pedaço – ela está espalhada em partículas uma rocha de uma tonelada junto com terra, na maior parte das vezes nem são visíveis a olho nu. Para algumas empresas com boa capacidade metalúrgica, um depósito de ouro próximo da superfície, a céu aberto, com esta quantidade de 1 grama por tonelada pode, de alguma forma, se tornar viável economicamente.
É difícil acreditar que esta pequena quantidade pode valer tanto, e este é o motivo que formas de visualização pode nos ajudar a entender a raridade deste metal amarelo. Por sorte, os caras do Demonocracy.info fez o trabalho pesado para a gente, colocando estas fotos 3D de barras de ouro para mostrar a quantidade que já foi extraído até agora.
Observação: estas fotos tem cerca de dois anos e tiveram o valor do ouro arredondado para $2.000 dólares por oz (onça), para facilitar os cálculos.
Para aqueles interessados, eles também colocaram um slideshow similar mostrando quanto ouro, prata, cobre, e outros metais são minerados cada ano.
Menor denominações de placa de ouro: 1 grama, 5 gramas, 10 gramas, 20 gramas, e 1 troy onças.
Maiores denominações de placa de ouro: 50 gramas, 100 gramas, 250 gramas, 500 gramas, e 1 kg.
Esta barra de ouro pesa 400 onças. Considerando o valor de $2.000 por onça, o valor total da barra é de $800.000 dólares! Tem o mesmo valor desta pilha de dinheiro perto dela. Ela também é muito pesada, pesa mais que 10 kg.
Esta pilha tem 1 tonelada de ouro. E vale cerca de 64.3 milhões de dólares!
O ouro é tão pesado que a suspensão de uma camionete grande comum quebraria se ela carregasse qualquer quantidade a mais do que está nesta foto. Mas mesmo que a suspensão quebre, esta carga poderia comprar 2.660 camionetes novas a um valor médio de 40.000 dólares cada!
Esta foto mostra duas pilhas de barra de ouro, uma com 10 toneladas e outra com 100 toneladas.
Esta carreta está carregando a capacidade máxima permitida por lei, que é de mais ou menos 25 toneladas. Ela está carregando 24,88 toneladas de ouro, que vale 1.6 bilhões de dólares!
O projeto do bombardeiro Spirit B2 custou a empresa Northrop Grumman cerca de $44,75 bilhões para construir ao todo 21 unidades do avião. Cada unidade então custou cerca de $2,130 bilhões. Esta é a quantidade do metal amarelo necessária para comprar uma unidade do avião.
Aqui está toda a reserva de ouro do governo dos Estados Unidos, totalizando 8.133,5 toneladas!
E esta é a reserva mundial dos governos de todo o mundo em 2012. Está um pouco desatualizada, já que países como China e Russia aumentaram significantemente as suas reservas desde então.
Tudo o que foi minerado na história, empilhado em barras de 400 onças. Esta quantidade que totaliza 166.500 toneladas está dividida em 4 níveis: a parte de baixo é o metal que utilizado na fabricação de jóias (50,5% do total), o segundo nível é o ouro de investimento privado (18,7%), o terceiro é de posse dos governos mundiais (17,4%) e o último nível é o que foi utilizado em indústrias (13,4%)
Para terminar, segue a foto de todo a reserva mundial que já foi minerada no formato de cubo, com dimensões de 20,5m. Se fosse derretido, caberia dentro de uma Piscina Olímpica.
Fonte: http://www.