12 Lições com Steve Jobs
Steve Jobs é motivo de inspiração para diversos empreendedores e líderes no mundo. Ele foi uma pessoa visionária e persuasiva. Foi também polêmico e muitas vezes desagradável, considerado sem compaixão pelo próximo.
Ele agradava a poucos, mas ninguém pode negar que, como profissional, ele fez um ótimo trabalho na Apple, e acabou criando uma das maiores e mais revolucionárias empresas do mundo.
Em uma propaganda da Apple, assim que ele foi chamado de volta para a empresa após ela estar passando por momentos difíceis, Steve Jobs leu o seguinte texto para um comercial:
1 – “Isso é para os loucos, os desajustados, os rebeldes, os criadores de caso, os que são peças redondas em buracos quadrados…aqueles que vêem as coisas de maneira diferente — eles não gostam de regras…Você poderá citá-los, contrária-los, glorificá-los ou difamá-los, mas a única coisa que você não poderá fazer é ignorá-los porque eles mudam as coisas…eles empurram a raça humana para frente, e enquanto alguns os vêem como loucos, nós enxergamos gênios, porque aqueles que são loucos o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que de fato mudam.”[1997]
Steve Jobs mostrou que valorizava aqueles que pensavam diferente. Sabia que para ter uma empresa inovadora, revolucionária, precisava de funcionários com estas características. Além disso, sabia que para a empresa transpor barreiras, precisava daquelas pessoas “loucas o suficiente para achar que podiam mudar o mundo.”
2 – “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.”[1997]
Jobs sabia que o tempo era um bem precioso. E para isso, é necessário refletir muito bem sobre em que, ou onde, você irá gastar o seu tempo. Se você não eliminar as opções, acabará perdendo muito tempo decidindo entre muitas.
3 – A diferença entre o melhor hardware e o mediano pode ser de 2 para 1, se você tiver sorte. Com automóveis, talvez 2 para 1. Mas em software, é de pelo menos 25 para 1. A diferença entre um programador mediano e um excelente é de pelo menos isso. O segredo do meu sucesso é que nós alcançamos um nível excepcional para contratar as melhores pessoas do mundo. E se você está em uma área onde a faixa dinâmica é de 25 para 1, você será recompensado.” [1995]
4 – “Se nós não nos canibalizarmos, alguém irá.”
Steve Jobs sabia que no ramo da tecnologia o lema é evoluir ou morrer. E para evoluir, é necessário criar produtos substitutos para aqueles que já estão se tornando ultrapassados. É por isso que o iPhone, de certa forma, canibalizou o iPod Touch. E o iPhone Plus está canibalizando o iPad Mini.
5 – “Eu sempre busquei possuir e controlar a tecnologia primária em tudo que fazíamos.” [2004] “Porque Woz (Steve Wozniak) e eu criamos uma empresa baseada em fazermos tudo por conta própria, nós não éramos muito bons em fazer parcerias. Eu acho que se a Apple tivesse um pouco mais disso em seu DNA, iria servir muito bem.” [2005] “Nós temos que perder esta noção de que para a Apple ganhar, a Microsoft tem que perder. Temos que adotar a noção de que para a Apple ganhar, a Apple tem que fazer um trabalho muito bom. E se alguém contribuir com a gente, será ótimo.” [1997]
Steve Jobs entendia que ceder poder a outros, era possibilitar que o outro controlasse o lucro de sua própria empresa. Ele levou este lema tão a sério que fez questão de controlar todos os aplicativos e programas que haviam em seus produtos. Ele criou o iTunes ao criar o iPod, para não depender de outros fornecedores. Ele criou o próprio sistema operacional do iPhone e dos seus computadores, para não ficar na mão de empresas como Microsoft e Google (através do Android).
Jobs, entretanto, sentiu que faltou um pouco o espírito de fazer parcerias. Ele achou que se soubesse dosar um pouco melhor, teria menos dificuldades para fazer a Apple ter sucesso. Basta comparar com a Microsoft, que fez parcerias para utilizar o seu sistema operacional Windows em diversas marcas diferentes de computador. A Microsoft teve muito menos problemas para ter sucesso. A Apple demorou um pouco mais.
6 – “A cura para a Apple [quando ela estava mal] não é cortar custos. A cura para a Apple é inovar o seu caminho para sair da sua situação atual.” [2004] “Muitas empresas escolheram diminuir, e talvez tenha sido a coisa certa para elas. Nós escolhemos um caminho diferente.” [2010]
Inovação e criação de novas tecnologias é a raiz de todo negócio que envolve tecnologia. Cortar custos, é pedir para regredir. Steve Jobs sabia disso. Sabia que não seria possível cortar custos contratando funcionários menos capazes, ou instalando a empresa em prédio pior, em uma localização pior. Ele sabia que o único caminho era para cima. Neste ramo, vence o melhor, e principalmente, o mais rápido.
7 – “Mesmo uma pequena coisa leva alguns anos. Para fazer alguma coisa grande é necessário pelo menos cinco anos, mais para sete ou oito.”[1995]
É muito difícil pessoas pensando desta forma no mundo de hoje. Principalmente o Brasil que tem uma cultura de curto prazo. Os políticos são eleitos e fazem planos para no máximo um mandato, os empresários querem ter lucro rápido. Os concurseiros querem passar em um concurso público estudando menos de um ano. Temos que ter uma mentalidade diferente e passar a pensar no longo prazo. Porque é impossível fazer um bom trabalho em um espaço curto de tempo. Um trabalho bem feito leva um bom tempo sendo aperfeiçoado.
7 – “Criatividade é simplesmente conectar coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas porque elas não fizeram realmente, elas simplesmente viram algo assim. Isto parece óbvio para elas depois de um tempo.” [1996] “Me tornar um iniciante novamente…me deixou livre para adentrar em um dos períodos mais criativos da minha vida.” [2005]
Steve Jobs não se preocupou em criar algo inteiramente novo. Muitas vezes a primeira ideia era melhorar algo, e ai depois ele melhorava esse algo que ele ja tinha melhorado, e continuava neste processo até parecer que era completamente outro produto. Além disso ele conectava as coisas para dar um novo sentido a um produto. E não tinha vergonha de assumir isso.
Além disso ele sabia que a experiência te deixava limitado pois te faz parar de tentar algo novo. É algo como um ditado que diz: “Na cabeça do iniciante há muitas possibilidades, mas na do experiente, há poucas.”
8 – “Acredito que parte do que fez o Macintosh ser muito bom foi o fato de que as pessoas que trabalharam nele eram músicos e poetas e artistas e zoologistas e historiadores que por acaso também eram os melhores cientistas da computação do mundo. [1996]”
Steve Jobs achava que para se criar um produto realmente bom, era necessário colocar arte e matemática juntas. Ele sabia que racionalidade pura, ou emoção pura, não criava bons produtos. Por isso ele buscava nas pessoas algo além da habilidade técnica, alguma coisa que fizesse com que elas colocassem emoções ao usar as suas habilidades.
11 – “Eu estou convencido de que quase metade do que separa empreendedores bem sucedidos daqueles que não são é pura perseverança.” [1995]
Steve Jobs também disse algo como “Você tem que ter uma enorme paixão pelo que está fazendo porque é muito difícil…se você não tiver, qualquer pessoa racional desistirá.” Com estas duas frases de Jobs, aprendemos que para obter sucesso em qualquer empreitada antes de mais nada é necessário paixão. Porque somente com paixão você conseguirá perseverar e consequentemente, vencer.
Warren Buffett também costuma dizer uma frase (mas não sei se é dele): “Sem paixão, você não tem energia. Sem energia, você não tem nada.”
Se você está detestando o que faz, simplesmente vá fazer outra coisa. Porque sem amar o que faz você nunca irá criar um produto, ou um serviço que irá destacar. E isso nos leva a última frase:
12 – “Eu olho no espelho todas as manhãs e me pergunto: ‘Se hoje fosse o último dia de minha vida, eu gostaria de estar fazendo o que irei fazer hoje?’ E sempre que a minha resposta foi ‘Não’ por muitos dias seguidos, eu sabia que eu tinha que mudar alguma coisa.”
Uma coisa é perseverar ao enfrentar as dificuldades, pensando e se empolgando com o resultado final. Um problema com um hardware, ou com a produção de um iPhone, um prejuízo milionário, nunca fez Steve Jobs desanimar de fazer a Apple ficar grande. Ele tinha a visão de como ele queria que a empresa se tornasse, e buscou esta visão enfrentando todos os problemas que surgiram. Talvez ele não tinha prazer quando estava lidando com estes problemas, mas ele tinha prazer quando imaginava o cenário da empresa como um todo.
E você? Tem prazer pelo resultado futuro do que está fazendo hoje? Ou está trabalhando em algo simplesmente para receber o pagamento do mês? Se você respondeu sim para a segunda pergunta, aconselho a reconsiderar a sua vida e tentar buscar melhores opções.