É fácil esquecer que o caminho da Apple para o seu valor de mercado de US$1 trilhão, quase foi desviado quando a empresa passou por dificuldades financeiras. Steve Jobs com sua tendência filosófica, passou então a questionar a estratégia da empresa, e fez uma pergunta que foi responsável por colocar a Apple de volta nos trilhos.
Em 1985, Steve Jobs foi despedido da empresa que ele mesmo fundou, quando a sua visão passou a ter divergências em relação a visão dos membros do conselho administrativo. Passaram-se doze anos, e então em 1997, quando a Apple ficou a beira da falência, os seus dirigentes chamaram Jobs de volta para o comando. Nessa época, a Apple tinha dinheiro em caixa o suficiente apenas para cobrir as suas despesas por 90 dias.
Steve Jobs então, oito semanas após o seu retorno, reuniu uma pequena equipe da empresa para uma reunião. Esse vídeo mostra Steve Jobs com sua icônica camisa preta de gola alta, mas usando shorts, em vez da calça jeans azul. As pessoas que trabalhavam na empresa não conseguiam enxergar uma luz no fim do túnel. Na verdade, pouquíssimos achavam que a empresa conseguiria reverter a sua situação.
No vídeo, Jobs estava fazendo um discurso intenso e apaixonado para um pequeno grupo de funcionários da Apple, foi quando ele fez “a pergunta de 1 trilhão de dólares” que trouxe inspiração para os funcionários da empresa a escalar de volta do fundo do poço.
Foque no principal
Em 23 de setembro de 1997, Steve Jobs disse para a sua equipe que a Apple deveria eliminar 70% da sua linha de produtos. “São coisas demais”, ele disse. “A Apple se afastou de fazer as coisas básicas muito bem. Nós iremos focar em 30%, que são os produtos principais.”
E então, Jobs explicou o porquê ele escolheu diminuir drasticamente a oferta de produtos. Isso começou com uma pergunta profunda:
“Quem é a Apple e onde a gente se encaixa nesse mundo?”
A resposta dessa pergunta levou a empresa a criar a campanha “Think Different” (Pense diferente), e colocou a empresa no caminho para se tornar a empresa de capital aberto mais valiosa dos Estados Unidos. E foiassim que Steve Jobs articulou a resposta da sua pergunta, ‘Quem é a Apple?’:
“A Apple não se trata de fazer caixas para as pessoas conseguirem fazer os seus trabalhos — apesar de fazermos isso bem. Nós fazemos isso melhor do que quase todo mundo, em alguns casos. Mas a Apple se trata de mais do que isso. A Apple em seus fundamentos, os seus valores fundamentais é que — nós acreditamos que as pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor. E que as pessoas loucas o suficiente para pensarem que podem mudar o mundo, são as que de fato mudam.
Assista o trecho em que ele disse isso:
Jobs então anunciou que a partir daquele momento eles parariam com a campanha “Speeds and Feeds”, e passaria a comunicar sobre como os produtos da Apple beneficiariam o seu público alvo — os loucos, as peças quadradas em buracos redondos.
As melhores perguntas fazem as melhores estratégias
Esse vídeo nos mostra que a paixão, de fato, é a fundação de tudo. Você não consegue inspirar a sua equipe se você não estiver inspirado. Mas não é suficiente perguntar, “O que nós amamos?” Essa é uma boa pergunta, mas não é suficiente.
Steve Jobs nos ensinou que líderes inspiradores fazem perguntas profundas, perguntas significativas sobre o propósito principal de uma companhia. Se pergunte e pergunte para a sua equipe as seguintes questões:
O que nos motiva todos os dias?
O que faz o nosso coração se alegrar?
Como nós ajudamos os nossos consumidores a alcançar os seus sonhos?
Quais são os nossos principais valores?
Pelo o que nós lutamos?
Qual é o nosso lugar no mundo?
Essas perguntas nos leva a respostas reveladoras que pode mudar a forma como a nossa empresa comunica a sua missão principal.
https://www.instagram.com/p/BpRXdH5Bsns/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Eu não estudo líderes medianos. Eu estudo os inspiradores. Inspiração, por definição, significa “provocar um entusiasmo fervoroso” em seus ouvintes. E aqui está o segredo — você não consegue provocar entusiamo se não estiver entusiasmado. Identifique a sua paixão ao se perguntar as perguntas certas. Quando Steve Jobs voltou para a Apple após 12 anos, a Apple estava afundando. Ele sentou e se perguntou, “O que eu quero que as pessoas saibam sobre nós?”
Você pode não iniciar uma empresa de US$1 trilhão apenas por perguntar as perguntas certas, mas você terá muito mais sucesso do que pode imaginar.
Agora assista o vídeo “Siga o seu Coração” de Steve Jobs completo!