Investir é abrir mão de receber algo no presente para receber mais no futuro. Todos sabem que não é uma tarefa fácil.
O investimento na bolsa de valores sempre foi considerado muito arriscado, principalmente no Brasil.
Mas o JPMorgan mostrou através de um gráfico, como ser paciente ao investir pode ser recompensador.
O gráfico funciona da seguinte maneira:
Ele representa uma variação de rendimento médio do ano 1950 a 2013, para ações (stocks), títulos (bonds) e 50/50 (metade ação, metade títulos). Perceba que no primeiro ano o rendimento médio do investidor de ações, por exemplo, varia variou entre -37% e 51%. E a partir dos anos, esta variação tende a diminuir muito, chegando depois de 20 anos com uma variação média anual entre 6% e 18%. E um rendimento médio anualizado de 11.1%. Veja o gráfico e compare os tipos de investimentos.
Perceba que quanto mais tempo o investidor fica com o seu investimento, maior a tendência de seu rendimento variar menos e ele obter algum retorno.
Nos EUA eles costumam dizer que o mercado de ações rende uma média de 10% ao ano. Baseado neste estudo percebeu-se que esta teoria está bem razoável.
Aqui no Brasil as coisas são um pouco diferentes. O mercado de ações é muito mais volátil e por isso esta variação provavelmente seria bem maior. Mas com certeza a tendência de diminuir a variação ao longo dos anos também acontece por aqui. Não é atoa que investidores como o Barsi defende manter as ações boas pagadoras de dividendos para longo prazo. Ele sabe que terá anos que a bolsa (e as ações) irão cair muito, mas que ao longo de décadas o investidor será recompensado.
Veja o gráfico:
Também há um quadro mostrando quanto de dinheiro o investidor teria após investir $100.000 durante 20 anos em cada um dos tipos de investimentos.
Legenda:
Stocks = Ação
Bonds = Títulos
50/50 = Portfólio com metade ação e metade títulos.
yr = ano
fonte: http://www.businessinsider.com/range-of-annualized-stock-bond-returns-2014-11