O valor das marcas
Como avaliar uma marca? Um ativo intangível que não se pode tocar, é “apenas” um nome e um logotipo. É possível que algo assim valha bilhões. Por que?
O valor das marcas vem basicamente do apelo aos consumidores. O consumidor está disposto a pagar mais pelo mesmo produto porque é de uma determinada marca. A marca passa confiança de que o produto é de qualidade. O pós venda das grandes marcas geralmente é excelente, e em caso de defeito, o consumidor sabe que será amparado.
Warren Buffett e Charlie Munger descobriram o valor de uma marca ao longo de suas carreiras como investidores. Buffett inclusive desviou um pouco dos ensinamentos de seu mentor, Benjamin Graham, porque este analisava apenas o que era tangível, sem dar devido valor para a marca ou o nome da empresa. Buffett e Munger, influenciados por Phil Fisher, passaram a ver grande valor em uma marca, que apesar de difícil de avaliar, é indiscutivelmente a principal coisa que mantém “um fosso” para a empresa ter uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes.
Jorge Paulo Lemann, e seus sócios seguem a mesma filosofia de investimento, não é a toa que eles compraram grandes marcas como Budweiser, Heinz, Burger King, etc.
Uma empresa como a Apple coloca o seu nome (sua marca) apenas em produtos de qualidade impecável. A empresa tem sofrido na bolsa de valores por causa da queda de vendas do iPhone, o Smartphone é o principal responsável por seu enorme faturamento anual. Os investidores acham que a perspectiva não é boa, mas a marca da maçã ainda continua liderando o ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Forbes.
Segue abaixo a lista:
1 – Apple
Valor da Marca: U$154,1 bilhões
2 – Google (Alphabet)
Valor da Marca: U$82,5 bilhões
3 – Microsoft
Valor da Marca: U$75,2 bilhões
4 – Coca-Cola
Valor da Marca: U$58,5 bilhões
5 – Facebook
Valor da Marca: U$52,6 bilhões
6 – Toyota
Valor da Marca: U$42,1 bilhões
7 – IBM
Valor da Marca: U$41,4 bilhões
8 – Disney
Valor da Marca: U$39,5 bilhões
9 – McDonald’s
Valor da Marca: U$39,1 bilhões
10 – GE
Valor da Marca: U$36,7 bilhões
11 – Samsung
Valor da Marca: U$36,1 bilhões
12 – Amazon
Valor da Marca: U$35,2 bilhões
13 – AT&T
Valor da Marca: U$32,6 bilhões
14 – BMW
Valor da Marca: U$28,8 bilhões
15 – Cisco
Valor da Marca: U$28,4 bilhões
16 – Oracle
Valor da Marca: U$28 bilhões
17 – Intel
Valor da Marca: U$27,7 bilhões
18 – Nike
Valor da Marca: U$27,5 bilhões
19 – Louis Vuitton (Christian Dior)
Valor da Marca: U$27,3 bilhões
20 – Mercedez-Benz (Daimler)
Valor da Marca: U$26 bilhões
21 – Verizon
Valor da Marca: U$25,8 bilhões
22 – Walmart
Valor da Marca: U$25,4 bilhões
23 – Honda
Valor da Marca: U$25,2 bilhões
24 – American Express
Valor da Marca: U$ 25,3 bilhões
25 – Budweiser (Anheuser-Busch InBev)
Valor da Marca: U$23,4 bilhões
Warren Buffett falou algo interessante sobre marcas uma vez. Ele disse para pegarmos o valor dos ativos tangíveis da Coca-Cola, como fábricas, imóveis, produtos em estoque, centros de distribuição, etc. Vamos supor que o valor atual seja de U$100 bilhões de dólares atualmente — então ele faz a seguinte pergunta: Se eu te der U$100 bilhões de dólares você consegue criar uma empresa para desbancar a Coca-Cola? E ele mesmo responde que é muito difícil, quase impossível. Este é o valor de uma marca!