Disciplina é igual a Liberdade, com Jocko Willink

7936

“Não há atalhos.

Não há hacks.

Se você quiser pegar o caminho mais fácil, eu prometo a você: é mais longo e mais doloroso do que o caminho difícil.

Eu sei. Eu vivi isso. Eu me aventurei pela estrada fácil durante algum tempo na minha vida, e ela nunca me levou a qualquer lugar bom. As coisas positivas na minha vida sempre vieram quando enfrentei os maiores desafios.

Eu entrei para a Marinha. Peguei o caminho difícil na Marinha e entrei na equipe do SEAL. Lá, tive a honra de liderar homens em combate. Eu aprendi algumas lições ao longo do caminho, lições que foram testadas no campo de batalha e, quando implementadas, levam ao sucesso em qualquer área.

Uma das melhores coisas que aprendi é que todo mundo tem o que é preciso para percorrer o caminho difícil – para percorrer o Caminho que leva ao sucesso. Isso inclui você. Não será fácil. Exigirá tudo o que você tem para dar. Mas você pode fazê-lo e eu quero dar a você três princípios-chave que aprendi que o ajudarão a fazê-lo.

Princípio número um: Disciplina. É igual a Liberdade.

Isso não é uma contradição – é uma equação. A disciplina pode parecer o oposto da liberdade. Mas, de fato, disciplina é o caminho para a liberdade.

Disciplina é o condutor da execução diária. A disciplina derrota as infinitas desculpas que te amarram.

Algumas pessoas pensam que a motivação é o que vai obrigá-los a fazer as coisas. Mas a motivação é apenas uma emoção – um sentimento e, como todos os sentimentos, é volúvel: vai e vem. Você não pode contar que a motivação vai estar presente quando você precisar passar por momentos verdadeiramente desafiadores.

Mas você pode contar com disciplina. Disciplina é algo que você controla.

A motivação não fará com que você se exercite todos os dias; disciplina vai. A motivação não fica acordada até tarde e termina um projeto para você; disciplina vai. A motivação não vai tirar você da cama pela manhã; disciplina vai. Torne a disciplina parte de sua vida diária e sua vida diária melhorará.

Princípio Número Dois: Mantenha a Humildade.

Na vida, você terá que fazer coisas que não quer fazer. Talvez coisas que você acha que não deveria fazer – coisas que ofendem o seu precioso ego.

Quando terminei o Treinamento Básico do SEAL e me juntei ao time um dos SEALs, você sabe para o que fui designado?

Eu fui designado para limpar banheiros. É isso mesmo – apesar de ter acabado de me formar em um dos treinamentos militares mais difíceis do mundo, apesar de ter sido designado para uma unidade de comando de “elite” – a minha primeira missão na equipe do SEAL foi limpar os banheiros. Não é exatamente um trabalho glorioso.

Mas quer saber? Eu o fiz. E fiz com a melhor das minhas habilidades, e me orgulhei de fazê-lo bem. E essa atitude foi notada: se eu me importava tanto com o quanto os banheiros estavam limpos, as pessoas sabiam que eu faria um bom trabalho com tarefas ainda mais importantes. Depois de um curto período de tempo, consegui as tarefas mais importantes. Mas foi a humildade que abriu a porta para mim.

Agora, ser humilde não significa que você não deveria estar confiante. Você certamente tem que acreditar que você é uma pessoa capaz. Mas não deixe a confiança se transformar em arrogância. Portanto, mantenha seu ego sob controle e permaneça humilde.

O terceiro e último princípio: Assuma a responsabilidade por tudo

Eu chamo isso de “Propriedade Extrema”.

Nas forças armadas, os melhores líderes e as melhores tropas foram os que se responsabilizaram sobre tudo em seu mundo – não apenas as coisas pelas quais eram responsáveis, mas por todos os desafios e obstáculos que impactaram sua missão.

Quando algo deu errado: eles não atribuíram a culpa a ninguém, e não deram desculpas. Eles se apropriaram do problema e o consertaram.

Você pode implementar essa atitude também – não apenas em seu trabalho, mas em sua vida. Deixe que outras pessoas culpem seus pais, seu chefe ou o sistema. Deixe os fracos reclamarem que o mundo não é justo. Você é o líder da sua vida: se responsabilize por tudo que existe nela.

Então: seja disciplinado em tudo o que você faz. Não se sujeite aos caprichos da motivação. Permaneça humilde, e esteja disposto a fazer o que precisa ser feito.

E: Assuma a responsabilidade extrema da sua vida e de tudo que há nela.

Então, escolha o caminho difícil – o caminho da responsabilidade, do trabalho duro e do sacrifício. O caminho da disciplina, da humildade e autoresponsabilidade que, em última análise, leva à liberdade.

Se você seguir estes princípios, então nada no mundo irá parar você.

Eu sou Jocko Willink, apresentador do Jocko Podcast e autor de Extreme Ownership, para a Prager University.”

SHARE
Previous articleProjeto Buyandhold Brasil
Next articleComo Preencher o Vazio Interior, com David Goggins
Olá, meu nome é Lucas, tenho 35 anos. Sou formado em Administração pela Universidade Fumec de BH, trabalho com Construção Civil e invisto na Bolsa de Valores desde 2009. Sou leitor assíduo de livros sobre Mercado de Ações, Empreendedorismo, e de histórias de superação. Sou adepto ao Investimento em Valor, filosofia de Ben Graham, e uso esse blog como estímulo para sempre buscar conhecimento e motivar outras pessoas para que elas não desistam do que realmente querem. A minha filosofia é de que conhecimento deve ser compartilhado de graça, porque no fim das contas todos saem ganhando. Continue acompanhando os novos artigos, e não esqueça de comentar! Se quiser me achar no Instagram pra bater um papo, é @buyandhold -- Obrigado! -- PS: Siga o blog Buy and Hold no Instagram, Twitter, e Face, clicando nesses ícones aí embaixo. Você não vai se arrepender! :P

126 COMMENTS

LEAVE A REPLY