Investimento Alternativo
“O ouro é extraído do chão na Africa ou em outro lugar. Então nós o derretemos, cavamos outro buraco, o enterramos de novo e pagamos pessoas para vigiá-lo. Não tem qualquer utilidade. Qualquer um de Marte que assistisse isso ficaria coçando a cabeça.”
Isso foi o que Warren Buffett disse sobre o ouro em 1988.
O ouro é considerado um investimento muito seguro. Entretanto, não rendeu muito nos últimos tempos.
Para aqueles que não confiam no mercado financeiro convencional, existem alguns itens de investimento alternativo para você.
Juntamos uma lista de ativos que tiveram uma rentabilidade razoavelmente boa.
Mas fique atento. Estes ativos tem uma liquidez muito baixa, e não há garantias que seus valores não irão despencar.
Eu, particularmente não investiria nunca nestes tipos de ativos. Mas vale ler porque é interessante saber onde os ricos investem.
Cartão de Baseball
Este “investimento alternativo” se trata de um cartão de baseball de Honus Wagner, e vale mais de $2 milhões de dólares!!
Armas e munições
A habilidade de armas e munições manter seus valores fazem com que elas se tornem opção de investimento. De acordo com o site ammo.net, o preço de uma Remington .223 subiu 224% de 1999 para 2011 – bem acima da taxa de inflação. A venda de armas subiu nos EUA após a eleição de Obama, antecipando um possível aumento no controle das armas de fogo no país.
Aaron Clarey, economista e autor, escreveu: “Enquanto é impossível ter um arsenal com 600 armas até mesmo para se movimentar, compre apenas algumas que elas não servirão apenas para sua segurança, mas também como investimento… munições são bem parecidas com moedas. Mantém o valor, tem um valor intrínseco, tem valor hoje e certamente terá mesmo em um cenário de calamidade.”
Outras coleções
De posters de filmes antigos até autógrafos de estrelas do rock que já morreram, coleções raras pode render uma fortuna para as pessoas que a possuem ou para quem comprou de outros. Porque um objeto raro é valioso, e o preço apenas aumenta com a demanda, se tornando um ótimo investimento alternativo.
Um proprietário de um colecionador de equipamentos de hockey disse: “Eu sei de pessoas que compraram camisa do Gretzky (atleta) usada por $50 mil e depois revenderam por $200 mil; As camisas de Bobby Orr que eu vendi em 1996 por mais ou menos $30 mil e foram vendidas novamente quatro ou cinco anos depois por $170 mil.” ele disse. “É como obra de arte, tem muito dinheiro a ser feito, muito potencial de valorização, mas você deve ter os produtos certos.”
Autógrafos
Assim como outras coleções, os autógrafos são atraentes pela sua raridade e associação com pessoas famosas.
Paul Fraser, dono de uma empresa de coleções com o mesmo nome, observou: “É estimado que tenha cerca de 200 milhões de colecionadores pelo mundo, espera-se que este número dobre nos próximos 20 anos. É um tipo de investimento alternativo que cresce cada vez mais o que faz com que os colecionadores briguem por um melhor preço. Muitos museus, como a Livraria Britânica, tem comprado autógrafos excepcionais. E o melhor de tudo: Tem uma oferta finita e uma demanda crescente para os tipos mais atraentes.”
O preço de um autógrafo pertencente a Neil Armstrong subiu 1345% entre 2000 e 2013, de acordo o PFC40 (índice).