Não é nenhuma novidade que Charlie Munger, assim como Warren Buffett, seu sócio, são viciados em leitura. Eles não passam o tempo inteiro lendo porque é bonito ou porque eles não tem mais o que fazer. Eles acreditam que a leitura foi responsável pelo enorme sucesso que ambos tiveram no mundo dos investimentos através da empresa Berkshire Hathaway.
Para se ter uma ideia, 10.000 dólares investidos em 1965 no índice S&P500 da bolsa americana, teria virado 1,3 milhões de dólares no fim de 2016. O mesmo valor investido na empresa de Charlie Munger e Warren Buffett teria se transformado em nada menos que 88 milhões! Um rendimento médio anual de 20,8% sobre o valor investido.
Com esses resultados impressionantes é inegável que o que eles tem a dizer sobre leitura seja relevante para as pessoas que querem adquirir sabedoria na vida.
Veja as treze vezes que Charlie Munger enfatizou a importância da leitura para termos sucesso na vida e nos investimentos:
1. “Em toda a minha vida, eu nunca conheci uma pessoa sábia (em um número abrangente de assuntos) que não lia o tempo inteiro — nenhuma, zero.”
2. “Você ficaria impressionado com o quanto Warren Buffett lê — e o quanto eu leio. Os meus filhos riem de mim. Eles pensam que eu sou um livro com um par de pernas.”
3. “Desde que eu tenha um livro em minhas mãos, eu não sinto que estou desperdiçando meu tempo.”
4. “Eu paguei muito ao longo dos anos para ler jornais”.
5. “Eu não acho que você pode ser um investidor realmente bom em várias áreas se você não estiver lendo muita coisa. Eu não acho que nenhum livro fará isso por você.”
6. “Por anos eu li o jornal da manhã e resmunguei. Existe muita coisa para reclamarmos hoje em dia.”
7. “Nós lemos muito. Eu não conheço ninguém que é sábio e não lê muito. Mas isso ainda não é o suficiente: Você tem que ter o temperamento de absorver ideias e fazer coisas sensatas. A maioria das pessoas não captam as ideias corretas ou não sabem o que fazer com elas.”
8. “Por ler regulamente jornais e revistas de negócios eu estou exposto a uma quantidade enorme de material em um nível micro. Eu descubro que o que eu vejo lá me informa sobre o que está acontecendo em um nível macro.”
9. “Warren e eu lemos e pensamos mais e executamos menos do que a maioria das pessoas nos negócios. Nós fazemos isso porque gostamos desse tipo de vida. Mas nós transformamos esse comportamento peculiar em coisas positiva para nós. Nós dois insistimos em manter uma grande quantidade de tempo todos os dias para apenas sentar e pensar. Isso é bem incomum no meio de negócio americano. Nós lemos e pensamos.”
10. “Se você adquirir o hábito mental de relacionar o que está lendo a estruturas básicas de idéias subjacentes a que estão sendo mostradas, você irá gradualmente adquirindo alguma sabedoria.”
11. “Se transforme em um autodidata através de uma leitura voraz ao longo de toda a vida; cultive a curiosidade e procure se tornar um pouco mais sábio todos os dias.”
12. “Eu conheci grandes intelectuais através dos livros, não nas salas de aula, o que é natural. Eu não consigo me lembrar quando li Ben Franklin pela primeira vez. Eu tinha Thomas Jefferson na minha cabeceira aos sete ou oito. A minha família toda lia aquilo, seguindo em frente através de disciplina, conhecimento e auto-controle.”
13. “Obviamente que quanto mais lições você aprender indiretamente, em vez de vivenciar terríveis experiências, melhor você se sairá. Eu não conheço ninguém que tenha feito isso com grande rapidez. Warren Buffett se tornou um investidor muito melhor desde que conheci ele, e eu também. Se nós tivéssemos paralisados em algum estágio, com o conhecimento que nós tínhamos, a nossa história teria sido muito pior do que foi. Então o segredo é aprender sempre.”