Marca: você queria viver em um mundo sem Coca-Cola?

1261

“Se nós perdermos todos os nossos meios de produção em um desastre, a empresa sobreviverá. Por outro lado, se subitamente todos os consumidores tiverem um lapso de memória e esquecerem tudo que sabem em relação a Coca-Cola, em breve a companhia estará fora do mercado.” (frase dita por um executivo da Coca-Cola)

Não há como falar de marca sem falar da Coca-Cola. É a marca que liderou o ranking por mais tempo do respeitado Instituto Interbrand. Está tão arraigada na mente dos consumidores que, respondendo a pergunta de Walter White no seriado americano Breaking Bad (“Você realmente queria viver em um mundo sem Coca-Cola?“) parece que grande parte dos seres humanos do planeta responderia um sonoro NÃO!

Tudo bem, sei que até agora este post parece uma propaganda da marca. Mas o fato é que quem não queria ser sócio desta empresa?

Uma empresa em que num teste cego mais da metade dos consumidores preferiram a marca de refrigerante do seu maior concorrente (Pepsi), mas quando souberam a marca, apenas 25% preferiram Pepsi.

Algumas marcas são tão impressionantes e excelentes para investir que se tornam uma espécie de religião. Veja a marca Harley Davidson. Os apaixonados pela marca são capazes de tatuá-la em seu próprio corpo. Ela conseguiu criar uma tribo e fazer parte de um estilo de vida que muitos vivem! Todos nós sabemos que ela não é a melhor em tecnologia, entretanto, quando se trata de motocicletas, é inegável que é a marca mais lembrada.

A Apple é capaz de fazer pessoas esperarem na fila para comprar o seu produto, que é o mais caro do mercado, por nada menos que 60 horas! Quando uma empresa tem uma marca muito forte é necessário muitos erros para sujar o seu nome. Os consumidores perdoam erros que não perdoariam em marcas comuns.

O MC Donald’s arrasta uma quantidade de pessoas maior do que a população de países como Espanha e Canadá às suas lojas. São 50 milhões de pessoas consumindo os seus produtos diariamente! E perdoando erros e esquecendo lendas urbanas como a carne de minhoca. Imagina se a lanchonete da esquina de seu bairro adquire a fama de ter carne de gato, cavalo, minhoca? Fim da linha.

Por isso SEMPRE invista em empresas com marcas fortes quando for possível. Mesmo que isso o faça pagar razoavelmente (NÃO MUITO) mais caro do que pelos seus concorrentes.

“É melhor pagar um preço razoável por uma excelente companhia do que pagar um preço excelente por uma companhia razoável.” Warren E. Buffett

8 COMMENTS

LEAVE A REPLY