Warren Buffett disse: “As grandes fortunas pessoais neste país (EUA) não foram construídas com base numa carteira de 50 empresas. Foram construídas por alguém que identificou um negócio maravilhoso.” Poderia completar dizendo: “identificou um negócio maravilhoso e não vendeu este negócio”. A estratégia buy and hold foi iniciada pelo mentor do famoso investidor Warren Buffett, chamado Benjamim Graham.
Graham comprava ações de diversas empresas e esperava até que o preço destas ações correspondessem ao valor real da empresa, ou valor intrínseco. Warren Buffett, por sua vez, aperfeiçoou esta estratégia levando em consideração a qualidade e vantagem competitiva das empresas compradas. Além disso vendia as ações em apenas duas ocasiões:
1 – Se a empresa apresentasse deterioração em seus resultados ou perspectivas.
2 – Para comprar outra empresa que considerava melhor.
Mercados de baixa, pânico geral ou notícias pessimistas sobre a economia, soa como promoção de ações para os investidores da filosofia de investimentos Buy and Hold. É motivo para comprar o máximo de ações que puder e aumentar a participação na empresa.
Você deve se perguntar: com o que os investidores de longo prazo ganham dinheiro, se eles não lucram com a venda e compra de ações?
– Dividendos: parcela do lucro apurado pela empresa, que é distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (balanço).
– Reinvestimento de Lucros: a empresa investe em si mesma, potencializando os lucros e aumentando o seu valor de mercado, consequentemente das ações.É considerado um crescimento orgânico.
– Adquire outras empresas: aumenta de valor e tamanho fazendo aquisições e fusões. Essa tática de crescimento é chamada de crescimento inorgânico, ou seja, devido a fatores externos à companhia.