Um par de tênis pode ensinar muito mais sobre dinheiro do que você imagina.
Você tem algum par de tênis com 22 anos de idade? Eu ainda tenho.
Eles ainda me servem, mas não é por isso que eu guardo eles. Eu não usei o tênis por mais que duas décadas. Eles estão desgastados e sem tração na sola, o que seria importante para um tênis de basquete. Eu guardei eles, apesar do conselho que todo mundo me deu para jogá-los fora, por causa da lição que eles me deram e que eu nunca quero esquecer.
Voltando aos anos 90, quando ainda era um adolescente, eu sempre quis o melhor. Desde que fui facilmente influenciado pelo marketing e amigos, eu quis ter o primeiro par do Nike Air Force 180. Como você poderia deixar passar “O Almirante” David Robinson, e os comerciais que ele participava? (agora assistindo 20 anos depois, é bem constrangedor, mas prometo que na época era maravilhoso)
Eu nem gostava dos Spurs (time) – Era fã de Jazz – mas o Sr. Robinson era demais, e já não há muitos bons atletas para se admirar. Mas seguindo o assunto…
O tênis que eu queria custava $150, e isso era nos anos 90. Eu não trabalhava porque era um jovem adolescente, então cortava grama para meus vizinhos, e para ganhar $150 era uma conquista e tanto, porque ganhava $5 por vez. Então eu poupei e poupei e fui ao shopping para ver o tênis quando o tênis iria ser lançado para que eu pudesse estar no primeiro dia de lançamento.
Healthy Wealthy Income – Esses são os tênis verdadeiros que o autor comprou 22 anos atrás.
Margem para erros
Eu finalmente economizei $150 e fui ao shopping. Eu tive que pedir minha mãe para me levar porque eu não podia dirigir, e ela falou: “Tem certeza que vai gastar todo esse dinheiro nesse tênis?” E eu falei que sim, e ela por sorte só falou ok.
Olhando agora eu sou grato por ela não ter me impedido e permitido que eu cometesse meus erros. Foi uma lição importante que ela me deu, e espero passar isso adiante para meus filhos. Se você força-los a evitar erros, eles nunca aprenderão até que já esteja tarde e tais erros passem a ser potencialmente desastrosos, economicamente falando.
Então entrei na loja, e eles me disseram que eu fui o primeiro do estado a comprar esses novos Nike Air Force 180 e eles me deram 10% de desconto por causa disso. WOW! Tênis novos e ainda ganhei um desconto de $15 dólares. A vida está se tornando cada vez melhor.
Eu comprei o meu tênis número 11. Eu era uma criança gigante naquela época e pensava que ia ser um jogador da NBA, mas parei de crescer depois disso. Eu fui para casa e eles me falaram para não usar o tênis em qualquer lugar, apenas na academia por causas das bolsas de ar na sola do tênis. Mas como os meus amigos e todos da escola iriam me ver com aquele maravilhoso tênis recém comprado? Então decidi usá-los sempre que tive vontade. Afinal, o tênis era meu agora.
O legal sobre os tênis de basquete dos anos 90 foi a invenção do solado que dava impulso. Você não podia apenas alcançar grandes alturas, mas agora também eles vinham com o solado que aumentava o impulso. Se você usasse o impulso da maneira correta, podia fazer qualquer coisa. Pura tecnologia!
Flickr / Chad Cooper O autor esperava que seus tênis fizessem dele uma estrela do basquete.
Lições aprendidas
Eu gostei muito de usar este tênis, mas logo depois, as lições começaram a aparecer. Eu ainda não podia enterrar uma bola de basquete. Para falar a verdade, eu não pulava mais alto do que quando usava os meus tênis de $15 dólares que meus pais geralmente compravam para mim em lojas comuns. Eu também não tinha me tornado um jogador de basquete melhor. Os garotos maiores e mais talentosos ainda eram maiores e mais talentosos.
Eu também não tinha mais dinheiro porque gastei tudo o que tinha em um par de tênis. Sabe aqueles 10% de desconto? Bem, eu não lembrei dos impostos, então um tênis de $150 dólares não custava realmente $150 dólares. Você tem que adicionar os impostos, então por sorte esses 10% de desconto me permitiu pagar o imposto com o dinheiro que pensei que havia economizado.
Eu tinha um tênis legal, nada de dinheiro, e continuava não conseguindo entrar para a liga de basquete junior. E ainda tinha uma lasca de madeira na sola do meu tênis que fez o ar das bolsas de ar vazar porque usei o tênis em todos os lugares que quis ao invés de usar apenas na quadra de basquete.
Eu usei este tênis por muitos anos até precisar de um par maior e a sola ficar lisa. Eu não quis me livrar deles porque havia gastado todo o meu dinheiro na compra. Essa foi a minha primeira grande compra e foi bem marcante para mim. Mas claro que aprendi imediatamente a diferença entre marketing, usar tênis comuns e administrar dinheiro.
Eu tenho aplicado esta lição que aprendi em tudo na vida. A parte interessante é que eu quase fui para o outro extremo de economizar tudo que ganhava. Queria economizar entre 80-85% de tudo que ganhava quando estava adolescente no meu emprego de cortador de grama nos campos de golf. Eu não gastava com nada, então provavelmente eu deixei de fazer coisas legais, mas também usei todo aquele dinheiro para pagar a faculdade, então graduei sem dívidas. Se você fizer isso, você estará bem…ou pelo menos em um bom começo.
Flickr / sling@flickr Tênis não faz o homem
Usando esta lição na vida
Mas e tudo aquilo que nós fizemos? Os tênis podem ser comparados a qualquer outra compra que fazemos. “Eu devo ter a maior casa ou o carro mais moderno”. Você gasta tudo que você tem, e provavelmente muito mais do que deveria, apenas para pagar todas as despesas de sua residência ou para ter muitas parcelas do carro para pagar?
Você percebe tarde demais que seu carro apenas te leva do ponto A ao B assim como a maioria dos outros carros, e a casa maior significa mais coisas para limpar e mês após mês mais apertado para pagar as contas. Então, quando uma emergência aparece ou um conserto no carro te força a contrair mais dívidas e sobrecarrega o seu cartão de crédito, você entra em mais problemas.
Ganhar dinheiro é importante, mas o hábito de se controlar nos gastos e poupar é ainda mais importante. Não será bom para você ter dinheiro e não saber controlar os seus gastos. Nós constantemente ficamos imaginando qual é o salário de um determinado cargo ou quanto uma pessoa ganha, quando a pergunta que deveríamos fazer é: “Quanto você economiza?”
Quanto mais cedo essa lição aparece na sua vida, mais fácil a vida se torna. Entretanto, isso não significa que alguma época é tarde demais para começar a aprender sobre dinheiro. Não é porque você já aprendeu esta lição, que significa que você já é um expert e não pode melhorar ainda mais o que já sabe.
Wikimedia Commons As lições do tênis se aplicam à compras maiores como casas e carros.
Então os meus tênis de $150 dólares me custaram muito quando era jovem, mas provavelmente me economizou centenas de milhares de dólares com minha casa e carros. Nós fomos qualificados para hipotecas muito maiores quando assumimos a nossa, e é realmente tentador pegar a maior para ter uma mini-mansão invés de uma casa comum.
Por um lado, seria maravilhoso ter uma casa maior e melhor. Isso certamente iria impressionar todos, mas iria nos deixar contando os centavos todos os meses. Se nós comprarmos a casa normal, nós poderíamos pagar facilmente e ainda sobraria para a faculdade de nossa filha, sendo que ela nem tinha nascido ainda.
Se nós pararmos de nos preocuparmos com o que todos pensam e nos preocuparmos apenas com nós mesmos e termos uma visão geral do canário, a vida se torna muito mais fácil de administrar. É a sua vida, não a vida de todo mundo, então para de se preocupar com o que eles pensam.
Fica um aviso para a minha filha e futuros netos agora: vocês ficarão entediados quando o seu pai/avô lhes pegar no colo por diversas vezes e lhes mostrar os meus velhos tênis nike e dizer: “Eu já lhes contei sobre o meu tênis de $150 dólares?”
Leia mais: http://www.healthywealthyincome.com/my-first-finance-lesson/#ixzz3HHEdS8Yq