Se você é do tipo que ignora como a sorte influencia o sucesso e pensa que se trata apenas de trabalho duro e disciplina, esse artigo vai fazer você reconsiderar isso.
Nele eu vou te mostrar como a sorte influencia o sucesso dos bilionários, e no final eu também vou te mostrar um segredo de um empreendedor do Vale do Silício para ter mais sorte.
PARTE 1 – COMO A SORTE INFLUENCIA O SUCESSO
Em 2017, um levantamento da Oxfam mostrou que as 8 das pessoas mais ricas do mundo possuíam a mesma quantidade de dinheiro que metade mais pobre da população mundial.
Ou seja, o patrimônio de apenas 8 bilionários era equivalente ao patrimônio de 3.6 bilhões de pessoas que viviam na Terra.
Mas como isso é possível?
Pra você entender essa escala de dimensão, vamos comparar dinheiro com tempo.
Se dinheiro fosse igual a tempo, 1.000 dólares representaria 16 minutos e 40 segundos.
1 milhão de dólares representaria 11 dias e meio.
E 1 bilhão de dólares, seria o equivalente a mais de 31 anos.
Mas o que explica isso?
Inteligência? Esforço?
É inegável que essas coisas tem um papel importante no sucesso. Mas quando se fala em 3.6 bilhões de pessoas, é estatisticamente improvável que não exista alguém tão inteligente e esforçado quanto esses 8 bilionários.
Por isso, a única explicação para alguém acumular um patrimônio tão grande quanto o PIB de alguns países se chama sorte.
Muitos gostam de negar o quanto a sorte influencia o sucesso. Algumas pessoas de sucesso enchem a boca pra dizer que não precisaram de sorte porque tudo que conquistaram veio do esforço e do trabalho duro.
Mas quando você analisa algumas estatísticas simples, os dados não mentem.
- 7 de 8 atletas que bateram o recorde mundial no atletismo, tinham o vento colaborando ao seu favor.
- A maioria dos jogadores de hockey nasceram no mês de janeiro, ou seja, os garotos que tiveram mais tempo para se desenvolver fisicamente que normalmente eram escolhidos.
- Cerca de 30%, ou 735 bilionários no mundo vieram dos Estados Unidos, sendo que a população americana representa um pouco mais de 4% (331 mi de pessoas) da população mundial. Na África, por outro lado, só existe 18 bilionários (0,7%) no meio de uma população que representa 18% da população mundial (1.2 bilhões de pessoas). Total de bilionários no mundo: 2.640
Com todos esses dados fica claro que não se trata apenas de esforço ou inteligência. Tem muito mais a ver com o que o investidor bilionário Warren Buffett chama de “A loteria do Ovário”.
Warren reconhece que ele só virou um dos homens mais ricos do mundo porque teve sorte de nascer nos Estados Unidos em 1930. Se ele tivesse nascido em qualquer outro país nessa época, o seu nome não estaria na Forbes.
Mas Warren Buffett não foi o único. Basicamente todos os bilionários tiveram esse tipo de sorte.
Bill Gates, por exemplo, nasceu numa família rica que pôde matricular em uma das únicas escolas do mundo que oferecia acesso a um computador em 1968.
Naquela época apenas 1 de cada 1 milhão de estudantes tiveram acesso a computador.
Elon Musk só conseguiu se mudar para os Estados Unidos porque tinha parentes canadenses.
Kobe Bryant era filho de jogador de basquete profissional.
Usain Bolt foi matriculado em uma escola onde o treinador era um ex-velocista olímpico.
A sorte coloca a sua mão em todas as histórias de sucesso. E eu não estou dizendo que esse é o único fator que importa. Mas quando se trata de um sucesso fora da curva, quase sempre a sorte desempenha um papel importante.
Mas você também tem alguma sorte.
Você nasceu no Brasil, que é um país que te dá liberdade para você ter sucesso em qualquer área.
Você tem a internet para aprender qualquer coisa que quiser no YouTube.
Considerando somente esses dois fatores, você já tem uma vantagem enorme sobre a maior parte da população.
Por isso agora eu vou te mostrar como você pode usar essa sorte a seu favor.
PARTE 2 – COMO TER MAIS SORTE
Naval Ravikant é um empreendedor de sucesso do Vale do Silício que em 2018 fez um post no Twitter que viralizou e até serviu de base para um livro.
O título da postagem é Como ficar rico sem precisar da sorte.
Nele Naval explica como você pode eliminar ou reduzir drasticamente o quanto a sorte influencia o sucesso, mas o que eu achei mais interessante foi o que aconteceu posteriormente.
Em uma entrevista, Naval respondeu que apesar de defender a ideia de não depender da sorte, existe sim uma forma de aumentar as nossas chances de ter sorte.
Segundo Naval, existe quatro tipos de sorte:
- Tem a sorte pura, que é aquela que você não tem nenhum controle sobre ela. Que vem das coisas que simplesmente acontecem em nossas vidas.
- Tem a sorte por esforço, que é a que você cria através da ação. Você anda por aí, interage com pessoas, experimenta várias coisas até a sorte te encontrar por causa de toda essa energia que você propagou.
- A terceira é a sorte sensitiva. Essa é aquela em que você se torna bom o suficiente para perceber a sorte. Ou seja, se você é muito bom na sua área, você consegue perceber os golpes de sorte que acontecem dentro dela enquanto outras pessoas não enxergam. Então você consegue ser sensitivo a esses momentos e assim surfar ondas e aproveitar oportunidades.
- E o quarto tipo de sorte é uma sorte mais difícil de conseguir, mas ao mesmo tempo é a mais controlável. Nós podemos chamar esse tipo de sorte de a sorte por atração. Essa é a sorte que você consegue construindo uma personalidade única. Uma marca única e uma mentalidade única que faz a sorte encontrar você.
Pra você entender melhor esse conceito, imagine que você seja o melhor do mundo no mergulho profundo. Você é conhecido por chegar à profundidades do oceano que ninguém mais ousa tentar chegar. E por pura sorte, alguém encontra ouro em um navio afundado bem longe da costa.
A sorte dele se torna também a sua sorte, porque agora ele virá atrás de você para você buscar o ouro. E ele vai te pagar por isso. E se essa história for amplamente divulgada, outras pessoas também irão recorrer à você quando precisarem buscar outras coisas no fundo do oceano.
Esse é um exemplo extremo que Naval dá, mas que explica bem que a primeira pessoa pode até ter tido a sorte pura. Mas ela vir até você e te pagar para buscar o ouro é sorte por atração, é uma coisa que você controlou treinando para se tornar o melhor mergulhador de águas profundas.
Você criou a sua própria sorte. Você aumentou as chances dela acontecer.
E se você quer ter sucesso na vida, é em cima dessa sorte que você precisa trabalhar.
Você não quer ficar aí parado se lamentando por não ter sorte e torcendo para que essa realidade mude.
Sim. É improvável que alguém sem estudos nascido em um país pobre figure entre os homens mais ricos da Forbes. Mas você não precisa de bilhões ou de virar uma celebridade de Hollywood para ter felicidade o suficiente na sua vida.
Se torne o tipo de pessoa que as pessoas te procuram quando elas tem sorte. E assim, a sorte delas viram a sua sorte também.
FINAL
Se você gostou desse artigo e percebeu como a sorte influencia o sucesso, compartilha com aquela que você deseja que tenha um enorme sucesso.
Você também pode assistir no YouTube o vídeo que eu fiz com este roteiro: