Warren Buffett sempre mencionou o placar interno como motivo do seu sucesso. Este é um item pouco mencionado e subestimado pela maioria das pessoas que se inspiram e escrevem sobre o oráculo de Omaha. Mas eu considero uma das suas idéias mais importantes, sem dúvida.
O que ele diz é que existem dois tipos de pessoas: aquelas que utilizam o placar interno e as que usam placar externo.
- As que usam o placar interno, são aquelas pessoas que não agem de acordo com a opinião alheia. Este tipo de pessoa não faz nada com o intuito de agradar pessoas do seu círculo social. As suas ações são baseadas em suas próprias filosofias e visões, não importando sobre como as pessoas irão reagir.
- Pessoas com placar externo agem buscando prestígio e aprovação de outros indivíduos que estão ao seu redor. Mesmo que para isso tenha que fazer coisas que não quer fazer. Trocar o seu carro semi-novo apenas porque o seu vizinho comprou um melhor, e você não quer parecer mais pobre do que ele, é um dos exemplos de pessoas que utilizam placar externo.
Bons investidores de longo prazo são obrigatoriamente pessoas de placar interno. Esta característica é a raiz, a fundação do Investidor Inteligente. Por diversos momentos você estará nadando contra a maré. Só terá você e a ação que acabou de investir, e não haverá ninguém dando tapinhas em suas costas para lhe dizer que está no caminho correto. Muitas vezes ocorre justamente o contrário…
Enquanto diversas pessoas estão se gabando de seus ganhos de curto prazo com as ações mais populares, a sua pouco conhecida será considerada lixo, sem potencial de crescimento, muito arriscada, de baixa liquidez. Dirão que sua ação tende a cair, e muitas vezes isso acontecerá de fato, por ser normal acontecer no mercado de ações.
Não importa. Você comemora e compra mais quando ela fica barata. Você usa o dinheiro que está no banco invés de trocar o seu carro que já está com 4 anos de uso. No churrasco da família todos aparentam ter melhor condição do que você. Além de carros novos, roupas de marca e álbum de fotos com viagem para o exterior, todos fazem questão de contar coisas que enaltecem sua privilegiada posição financeira.
Sem problemas, o seu placar é interno. Apenas você sabe do seu potencial, e não sente a menor necessidade de se auto-afirmar. Você sabe o que realmente importa no fim das contas. Dinheiro é importante, mas apenas porque te dá liberdade de fazer o que gosta, na hora que bem entender.
Você não precisa fazer parte desta felicidade falsa comprada que a sociedade vive atualmente.Você não precisa fazer parte do consumismo exagerado, onde é necessário aparecer com melhores bem materiais para conseguir uma posição de destaque, ou respeito no seu círculo social.
Siga o seu caminho tranquilamente. É por este mesmo caminho que percorrem e já percorreram os verdadeiramente campeões! A vida é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos. Você consegue enxergar os resultados de cada um não no próximo ano, mas daqui a 10 anos ou mais. No fim das contas cada um demonstrará, querendo ou não, com o que dedicou mais tempo na vida.
E quando eles te disseram que você teve sorte nos seus investimentos, não conteste. Você sabe o seu sofrimento, o quanto ficou em dúvida se estava no caminho certo. O caminho de sacrificar o agora pensando no futuro. Mas o seu placar é interno, você também não precisa dar satisfações ou negar que teve sorte. Não precisa contar para eles quantas páginas e livros de investimento você já leu. Deixa eles pensarem que foi por pura sorte. Por que perder tempo? Pegue os seus dividendos e faça uma bela viagem com quem você gosta!